Avenida Papa Paulo VI, 31 - Jardim do Trevo - Campinas/SP

(19)3778-9801

Blog

Você sabe a importância do tensionamento e alinhamento em correias?

Ao realizar a instalação das correias em V ou sincronizadas, deve-se atentar em relação ao tensionamento, e que o mesmo seja feito de maneira correta, para que assim prolongue a vida útil das correias e diminua as perdas que podem ser ocasionadas devido a máquinas paradas.

A forma mais coerente e correta no momento da instalação é seguir os procedimentos indicados para que não seja realizado um tensionamento além do necessário ou abaixo do padrão. 

O subtensionamento (tensão baixa) pode ocasionar o deslizamento e dessa forma produzirá calor excessivo nas correias provocando falhas ou avarias prematuras. Em contrapartida, o supertensionamento (tensão alta) faz com que a vida útil das correias e dos rolamentos seja reduzida. É super importante verificar a tensão da correia de transmissão em V, principalmente durante as primeiras 24 horas de operação e posteriormente realizar uma verificação periodicamente e se caso tiver ocorrido o deslizamento, retensione as correias.

Existem duas formas de verificar se o tensionamento está correto, e você pode conferir logo abaixo:

Verificação de tensão por força e deflexão – para esta opção é necessário a utilização de um dinamômetro e com o mesmo, pressionar a correia para baixo de forma centralizada entre as polias até atingir a distância de deflexão desejada. Após isso, observe a força que o dinamômetro registra, procure na tabela do fabricante qual é a faixa admissível para a sua correia. 

Verificação de tensão por frequência – aqui será necessário ter um tensionador digital e para iniciar a verificação é preciso criar uma vibração na correia (pode ser feito com o dedo mesmo). Utilize o tensionador digital para detectar a frequência de vibração e verifique se está dentro das recomendações definidas pelo fabricante.

O tensionamento e o alinhamento correto, além de garantirem o perfeito funcionamento da transmissão, dentro dos padrões especificados e esperados dos componentes, trazem uma série de benefícios quanto comparamos com transmissões não alinhadas ou balanceadas. Alguns desses benefícios são: economia de energia elétrica, economia com os gastos em manutenção, melhor desempenho e aumento de vida útil da correia e dos demais componentes da transmissão.

Siga sempre as dicas da Feira da Borracha em suas aplicações e evite problemas.

Gostou do conteúdo?
Continue acompanhando nosso Blog, iremos criar mais conteúdos trazendo diversas novidades e explicações sobre produtos!

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.

Postagem  realizada em:

15 de Março de 2022.

Quer ser um dos primeiros a receber novidades e promoções da Feira da Borracha?
Preencha o formulário →