Blog
A importância dos dispositivos de segurança NR12 para a indústria
A Norma Regulamentadora Número 12 (NR 12) é um conjunto de regulamentos criados pelo Ministério do Trabalho com o objetivo de estabelecer medidas de segurança no ambiente industrial. Essas normas estipulam que as empresas devem ser responsáveis por manter a saúde e a integridade física de seus funcionários, garantindo um ambiente de trabalho seguro e livre de perigos.
Visando cumprir com a NR12, as indústrias brasileiras investem constantemente em dispositivos de segurança específicos que incluem sistemas de segurança em máquinas ou equipamentos; dispositivos de partida, acionamento e parada; e dispositivos de emergência.
Neste artigo, vamos apresentar algumas informações básicas sobre os dispositivos de segurança NR12 para que você possa compreender sua importância no ambiente industrial. Boa leitura!
A NR 12 define dispositivos de segurança como componentes capazes de reduzir, isoladamente ou em conjunto com outros elementos, os riscos de acidentes e lesões à saúde dos trabalhadores em ambientes industriais.
De modo geral, os dispositivos de segurança NR12 são categorizados em quatro grupos:
São dispositivos que têm como função monitorar e verificar a interligação, posição e funcionamento de outros dispositivos em um sistema, evitando a ocorrência de falhas que possam comprometer as funções de segurança.
Dentre os exemplos de dispositivos de segurança dessa categoria, estão os relés de segurança, que possuem a capacidade de interromper a energia elétrica em caso de emergência, os controladores configuráveis de segurança, que permitem a criação de funções de segurança personalizadas para cada aplicação, e o controlador lógico programável (CLP), que realiza o controle de dispositivos de segurança em um sistema automatizado.
Os dispositivos de intertravamento são elementos de segurança utilizados em máquinas e equipamentos industriais para impedir que determinadas funções sejam executadas em condições inadequadas ou perigosas.
Esses dispositivos podem ser chaves de segurança eletromecânicas, magnéticas e eletrônicas codificadas, sensores optoeletrônicos, sensores indutivos de segurança, entre outros.
A ação e ruptura positiva é uma característica importante desses dispositivos, pois garante que, em caso de falha ou mau funcionamento, a máquina ou equipamento seja automaticamente desligado, evitando acidentes e lesões aos trabalhadores.
São dispositivos que detectam a presença de pessoas em áreas perigosas de equipamentos ou máquinas industriais. Esses dispositivos podem ter diferentes tipos de tecnologia, como mecânica ou eletrônica, e atuam de forma a interromper ou impedir o início de atividades arriscadas. Entre os exemplos de sensores de segurança estão as cortinas de luz; as barreiras ópticas; laser de múltiplos feixes; detectores de presença optoeletrônicos; monitores de áreas; tapetes e sensores de posição.
São mecanismos que visam garantir mais segurança ao ambiente industrial. Entre eles, destacam-se os limitadores, dispositivos de retenção, separadores, inibidores, empurradores, defletores e retráteis, além dos dispositivos suplementares de comando operados manualmente, como os dispositivos bloqueáveis e as chaves seletoras bloqueáveis
Como você pôde ver no tópico anterior, os dispositivos de segurança NR12 funcionam com o objetivo de reduzir os riscos de acidentes e agravos à saúde no ambiente industrial.
Eles são compostos por diversos elementos mecânicos, elétricos e eletrônicos que atuam de forma integrada e interligada. Esses dispositivos têm a função de detectar, monitorar e impedir ocorrências de falhas que possam comprometer a segurança dos trabalhadores.
Os dispositivos de segurança NR12 são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho seguro e livre de perigos. Sem esses dispositivos, o ambiente industrial seria extremamente perigoso e sujeito a acidentes graves, o que poderia levar a lesões físicas, incapacitação e até mesmo morte dos trabalhadores.
Além disso, acidentes causados por falta de segurança resultariam em altos custos financeiros e danos à imagem das empresas. Portanto, é imprescindível que as indústrias invistam em dispositivos de segurança NR12 para garantir a segurança de seus funcionários e a confiabilidade de suas operações.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de ler também nosso artigo sobre equipamentos para mangueiras.
Gostou do conteúdo?
Continue acompanhando nosso Blog, iremos criar mais conteúdos trazendo diversas novidades e explicações sobre produtos!
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.
Postagem realizada em:
Quer ser um dos primeiros a receber novidades e promoções da Feira da Borracha?
Preencha o formulário →