Avenida Papa Paulo VI, 31 - Jardim do Trevo - Campinas/SP

(19)3778-9801

Blog

Mangueira atóxica na indústria de alimentos

Trabalhar no ramo alimentício requer muito cuidado, principalmente em seu transporte, onde é extremamente importante a utilização de produtos com características específicas para que não haja riscos de contaminação. Na indústria alimentícia, o transporte de produtos líquidos, pastosos e eventualmente sólidos, é feito através de mangueiras e tubulações. Estas devem atender normas e algumas exigências para manter a qualidade dos produtos que serão fabricados, sejam cervejas, vinhos, entre outros.

As mangueiras devem ser atóxicas para o transporte de alimentos ou produtos farmacêuticos a fim de garantir de maneira higiênica e segura a passagem da sua produção, protegendo-a de resíduos, contaminações, odores e sabores indesejados. As mangueiras são fabricadas em diversos compostos, e os mais comuns são: borracha atóxica, ptfe, silicone entre outros, lembrando que o material sempre deve ter um laudo ou certificado específico para o uso na indústria alimentícia e farmacêutica. Lembramos que nem sempre o fato da mangueira ser fabricada em um determinado composto garante sua atoxidade – é sempre importante solicitar um documento ou verificar em catálogo se a mangueira atende a norma desejada (exemplo FDA).

A higiene é um requisito essencial na indústria alimentícia e necessita de produtos de qualidade como os da Continental, que recentemente lançou a mangueira ExtremeFlex Beverage, desenvolvida para o mercado cervejeiro, mas também muito utilizada em vinícolas, laticínios, chocolate etc. Essa mangueira atóxica possui cobertura EZ Clean que facilita o trabalho pesado para realizar a limpeza, possibilitando limpar a mangueira apenas com água pressurizada, sem a necessidade de escovamento. A mangueira ExtremeFlex da Continental também conta com a proteção Microban® em sua cobertura, que elimina a proliferação de fungos e bactérias, deixando assim o ambiente ainda mais limpo. Devido ao seu raio de curvatura muito pequeno a ExtremeFlex Beverage trabalha bem em espaços apertados.

 Veja abaixo algumas de suas características:

– Sucção e descarga de até 250psi;

– Menor raio de curvatura;

– Cobertura corrugada com Ez Cover;

– Temperatura de -34ºC até 104ºC.

A mangueira atóxica cervejeira ExtremeFlex Beverage da Continental é aprovada pelo FDA para contato direto e transporte de líquidos alimentícios. Busque sempre por produtos certificados, de qualidade e de fornecedores de procedência como a Feira da Borracha.

Gostou do conteúdo?
Continue acompanhando nosso Blog, iremos criar mais conteúdos trazendo diversas novidades e explicações sobre produtos!

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.

Postagem  realizada em:

31 de Março de 2022.

Quer ser um dos primeiros a receber novidades e promoções da Feira da Borracha?
Preencha o formulário →